Pular para o conteúdo

Carreiras e negócios conscientes precisam de coerência em valores

imagem gerada por IA

À medida que uma pessoa se desenvolve e alcança níveis superiores de consciência, ela muda a forma de tomar decisões, passando a agir de acordo com seus valores. Richard Barrett, fundador do Barrett Values Center e autor de diversos livros liderança e organizações orientadas por valores, fala sobre a tomada de decisão baseada em valores, em contraposição à tomada de valores baseadas em crenças.

Ele reflete sobre as transformações vividas nos últimos 50 anos, de uma sociedade que satisfazia suas necessidades de sobrevivência sendo gratas por emprego e renda suficientes para sustentar a família, para um momento – garantido pelo aumento sem precedentes na renda e na prosperidade global, mesmo que desequilibrada – que passa a demandar novas necessidades, como liberdade e igualdade.

“Está se tornando cada vez mais claro que, para ter sucesso profissional individualmente no século 21, ou coletivamente, na forma de uma organização, você precisa se diferenciar não por aquilo que você faz, mas por quem você é e como você faz o que faz”.

Mas, o que são valores?

Valores são um método simplificado de descrever o que é importante para nós, individual ou coletivamente (como uma organização, comunidade ou nação) em qualquer tempo.
Richard Barrett

Nessa citação, Barrett diferencia crenças como manifestações que surgem do contexto e da experiência passada – nossa, ou herdade por meio de família, escola, religiões ou trabalho – enquanto os valores representam a experiência do ser humano. “Os valores são universais, eles transcendem contextos”, afirma, no livro Organizações dirigidas a valores.

Dessa perspectiva, quando estamos tomando decisões baseadas em crenças, estamos apegados ao passado, reagindo com base em informações antigas. Mas, como já sabemos, o mundo mudou. O que orienta o passado não é uma verdade na Era da Complexidade.

Por transcenderem os contextos, normalmente são expressos em uma forma simplificada, em geral uma palavra de significado amplo: honestidade, justiça, harmonia. Porém eles são vivenciados na forma de comportamentos. Valores são expressos em palavras simples, porém devem ser traduzidos em comportamentos esperados.

Essa é também a visão de Simon Sinek e equipe de como estruturar os COMOS. “A realidade é que o que valorizamos e a maneira que nos comportamos em nome desses valores pode diferir muito de uma pessoa para outra e de uma tribo para outra”, afirma os autores em Descubra o seu Porquê.

Dessa forma, a primeira orientação para ter clareza em sua vida e carreira na Era da Complexidade é responder:

Como você vive seus valores?

Sinek sugere usar uma frase curta, com ação. Vou dar um exemplo pessoal:

Valor: Cuidar das gerações futuras

Como:

  • Praticar ações de consumo consciente no meu dia a dia
  • Conscientizar outras pessoas sobre a importância de adotar ações similares por meio de divulgação de notícias e provas de impacto

Importante entender que essa prática leva a uma mudança dos valores, e à evolução da nossa consciência. Entender isso altera a forma como você organiza e toma decisões de carreira e de negócios.

Evolução da consciência

Valores mudam à medida que a pessoa ou o grupo se transforma, refletindo as necessidades presentes nas nossas vidas.

O primeiro a tratar da correlação entre necessidades, motivação e valores foi Abraham Maslow. Para ele, temos dois tipos de necessidades, as básicas e as de crescimento. Veja na tabela abaixo:

Tipos de necessidadeNíveis de desenvolvimentoExigências de necessidade
Necessidade de crescimento (necessidades de ser)ServiçoSatisfazer sua necessidade de deixar um legado, ter vivido uma vida de significado que será lembrada
Fazer a diferençaSatisfazer sua necessidade de realizar seu propósito influenciando ou impactando o mundo ao seu redor
Coesão InternaSatisfazer sua necessidade de autenticidade e encontrar significado e propósito para a sua vida
Necessidades de transiçãoTransformaçãoSatisfazer a sua necessidade de autonomia, liberdade e independência
Necessidades básicas (necessidades deficientes)AutoestimaSatisfazer sua necessidade emocional de ser reconhecido pelos outros como tendo valor ou importância devido às suas habilidades, talentos ou qualidades
RelacionamentoSatisfazer sua necessidade emocional de pertencer, ser protegido e estar conectado
SobrevivênciaSatisfazer suas necessidades fisiológicas de segurança – permanecer vivo e manter seu corpo saudável
(tabela adaptada de Barrett, A Organização dirigida a valores, p.7)

As necessidades básicas precisam ser supridas para nos sentirmos seguros, felizes e confortáveis nos ambientes que vivemos.

Geralmente deixam de ser sentidas quando são saciadas. Já as necessidades de crescimento trazem uma sensação de alinhamento interno, e não vão embora quando são saciadas. Ao contrário, elas “geram níveis mais profundos de atenção e comprometimento”. Em outras palavras, quanto mais você satisfaz essas necessidades, mais você irá querer atendê-las.

Dessa forma, Barrett costuma apresentar os valores em um modelo na forma de ampulheta, como mostra a figura a seguir.

Importante frisar que existem valores com potencial limitante, ou seja que “surgem de medos e ansiedades que temos em relação a não conseguir satisfazer uma, algumas ou todas as necessidades deficientes”, explica ele.

Dessa forma, é recomendado que, ao pensar em sua carreira e negócio na Era da Complexidade, você avalie como irá estruturar suas práticas para não criar necessidades de sobrevivência, relacionamento e autoestima. Pense a respeito de organizar uma reserva financeira e contar com grupos de apoio, entre outros.

Em geral, quando uma pessoa toma decisões orientada por valores, estamos tratando dos valores de crescimento, e que permitem escolher a partir do que é profundamente significativo. Ela permite criar um futuro que se conecta com suas causas, criando condições para que a integridade e a autenticidade floresçam. 

Cuidar de entender seu momento atual e olhar para onde quer ir, e se esses comportamentos escolhidos estão coerentes, são fatores essenciais para o design de um negócio de valor e para a construção de uma marca pessoal autêntica e que gere conexão. E, melhor ainda, que te coloque no centro das suas escolhas, trazendo equilíbrio e significado.

Se quiser saber mais sobre esse processo, entre em contato comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *